O que é um mau projeto?

O QUE É UM MAU PROJETO?

Trabalhar com marcas e empresas fez-me observar o comportamento impulsivo de muitos clientes que nos chegam. É importante perceber que não basta ter apenas uma boa ideia de negócio. Deparo-me com muitos empreendedores que pensam que a sua loja online facilmente será lançada no mercado, que muito em breve irá crescer, lucrar e ser mundialmente conhecida apenas com investimento de capital nos seus produtos.
Não te enganes com o mundo iludido da internet. Um negócio deve ser encarado como um sistema que visa gerar lucro e ser auto-sustentável. Com isto quero dizer, que um negócio deve criar riqueza para pagar todas as despesas fixas, variáveis tendo sempre em mente os possíveis investimentos que devem ser feitos de forma constante para aumentar a  notoriedade da marca/negócio de forma a crescer com visão.
Muitos empresários ou empreendedores, esquecem-se de um pequeno mas importante detalhe: todos o negócio deve ter um plano de negócios que deve ser consultado e transformado todos os anos. Um negócio sem visão e estratégia, é um hobby que acaba por morrer na praia. Muitas marcas e empresas que nos contactam, começam pelas redes sociais, sem antes construir o mais importante:

  • Quem és? Qual é a tua história?
  • Qual o propósito do teu produto ou serviço?
  • Como queres ser percepcionado?
  • Qual é a tua cultura organizacional?
  • Que valores te definem?
  • Qual é a identidade do teu negócio? É consistente?

Bom… vou ficar por aqui quanto às questões.

Recorda-te que a tua missão como empresário é gerar riqueza enquanto empregador e enquanto património.
Gostava de referir que a cultura organizacional é um ponto fulcral no que toca à saúde interna do teu negócio. Criar boas condições de trabalho, bom ambiente, conforto é construir um legado em que os teus colaboradores sintam orgulho em vestir a camisola. O sentido de liderança faz toda a diferença no trato com o colaborador, com o teu parceiro de negócios e com o teu cliente.

Um mau projeto é:

  • Quando crias um negócio e não tens experiência nenhuma da área. Procura formação no negócio em que queres operar. Procura vários mentores nas diversas áreas que são o pilar do teu negócio. Por exemplo, ao longo do meu percurso procurei aliar-me a pessoas que me ajudaram nas áreas de gestão, contabilidade, recursos humanos, donos de agências, consultores e outros criativos. Devemos estar ao lado dos melhores profissionais e melhores pessoas.
  • Sócios? Têm de acrescentar valor. Um sócio tem de estar alinhado com os teus valores, visão e dedicação. Se não acrescenta, desfaz relações que não são uma mais valia.
  • Equipa: têm de acrescentar valor quer a nível de entrega quer a nível de valores humanos. UM POR TODOS, TODOS POR UM. Uma ovelha negra é o suficiente para estragar uma equipa unida.
  • Não caias no erro de criar um projeto com um produto ou serviço sem conheceres o teu público, o teu nicho ou uma ideia de negócio sem conceito. Na PALCO muitas vezes chegam-nos marcas que não sabem nada sobre moda, matéria-prima, gestão ou como gerir o seu negócio. Abrem-se restaurantes sem conceito com espaços decorados de forma completamente desalinhada com o seu público, sem cuidado no serviço e nada bate a cara com a careta. PROBLEMAS, GERAM MAIS PROBLEMAS.
  • Reconhecer que é um erro e não procurar ajuda ou receber ajuda. Quando contratas uma equipa, tens de confiar e partilhar a tua visão. Delega e confia. Não esqueças: o trabalho de um empresário é pensar na empresa e não trabalhar na empresa. A tua missão é melhorar processos, traçar metas, criar um planeamento estratégico, desenvolver pessoas e fazer uma empresa crescer. Quem trabalha A EMPRESA controí a empresa do futuro!
  • Por último: SER PERSISTENTE. Sabes quantas vezes já tive vontade de desistir? Quantas vezes me sinto desanimada? Quantos problemas resolvo por dia? MUIT@S. É verdade. Ser empresário é ser persistente, forte e perseverante. Os desafios são constantes, as dificuldades são muitas e é preciso saber lidar com a constante rejeição e mesmo assim saber lidar e saber seguir em frente. Na verdade, é a maior escola da vida. Depois os resultados aparecem e estar ao lado de boas pessoas, acaba por compensar. Muitas pessoas desistem porque na verdade, se fosse fácil todos éramos empresários bem sucedidos.

Se queres começar da melhor maneira e precisas de ajuda para fazer crescer o teu negócio, agenda uma consultoria comigo para fazer uma análise ao momento atual do teu negócio. Agendar aqui.

share this post

Este site usa cookies. Ao continuar a navegação está a autorizar o seu uso.